Sem contar que há uma grande variedade de pisos, o que aumenta a necessidade de avaliar bem as características de cada um e sua função. O ideal mesmo é optar por um que combine com a decoração, mas que também proteja a estrutura da habitação.
Para ajudar a escolher o melhor revestimento para si, selecionamos alguns tipos de pisos. Descubra quais são.
Piso de madeira
Esse tipo de piso é um dos mais utilizados pelos portugueses. E não é à toa, pois a madeira é um material que possui excelente durabilidade, além de ser aconchegante e sofisticada. A variedade também é uma grande vantagem do piso amadeirado. É possível encontrar em várias cores, texturas e formatos, como parquet, tábuas e, claro, os famosos tacos.
Entretanto, é preciso atenção na hora de escolher a madeira. Algumas são mais moles e menos resistentes. Além disso, é preciso alguns cuidados para que a dure mais tempo. Se for exposta a umidade por exemplo, ela pode ficar mole e deformar-se com o tempo. O ideal é utilizar apenas em ambientes secos.
Piso laminado
O piso laminado também é uma ótima opção. Trata-se de uma imitação da madeira que é fácil de instalar e oferece bastante resistência a riscos. Com excelente custo-benefício, ele dura muito tempo, é fácil de manter e ainda mantém o ambiente mais aquecido.
Mas, assim como a madeira maciça, é sensível à umidade e pode sofre deformações com a exposição ao sol. Apesar de ser o piso ideal para ambiente com alto tráfego de pessoal, não é recomendado para quem tem cães dentro da habitação.
Piso Vinílico
O piso vinílico é uma combinação do PVC com componentes plastificantes e minerais. Devido às suas vantagens, esse material tem conquistado seu espaço e hoje é uma opção em muitas reformas e obras.
Além de combinar amigavelmente com diversos projetos de decoração, o vinílico tem alta durabilidade, é fácil de instalar e limpar e ainda tem tem ótimo desempenho acústico e térmico.
Piso Flutuante
Os pavimentos flutuantes recebem esse nome porque não são fixados diretamente no chão. O assentamento é feito pelo encaixe das peças, que são instaladas em uma manta entre as camadas. Em outras palavras, eles não precisam de cola ou argamassa na instalação.
Além de ser super fácil de instalar — e não gerar entulho e sujeira — o piso flutuante oferece conforto acústico e térmico, tem alta durabilidade, é uma imitação sofisticada da madeira e ainda tem ótimo custo.
Piso retificado
O piso retificado é aquele que apresenta as borda lapidadas ou retas. Ao contrário dos revestimentos de acabamento tradicional — com bordas levemente arredondadas e com rejunte visível — ele apresenta placas com tamanho igual.
O que permite essa aparência uniforme, com visual clean e moderno é uma tecnologia de corte das placas por discos de diamantes.
Gostou dos tipos de pisos que mostramos? Se está a pensar em trocar de piso, a Job Home Service é especialista na instalação de revestimentos. Peça seu orçamento!Veja também nossas dicas para preparar a casa para o inverno!