Também conhecido como jardim japonês, o jardim zen é todo projetado em pedra. A presença de elementos aquáticos complementa a beleza do local, deixando ele ainda mais relaxante. Suas curvas e linhas são inspiradas na cultura oriental, esse tipo de jardim é muito fácil de fazer e de manter.
Quer saber quais as vantagens e como fazer um jardim zen na vossa casa? Então, veja as dicas que selecionámos. Você vai adorar!
Razões para fazer um Jardim Zen
Se você pensa em ter um jardim zen, mas ainda tem dúvidas, veja as razões que selecionamos para ter um.
Contato com a natureza
Existem muitos motivos para ter um jardim zen, mas o privilégio de estar em conexão com a natureza é um dos mais comuns. Não importa o tamanho do espaço, os elementos naturais presentes nele oferecem uma sensação de bem-estar e tranquilidade incomparáveis.
Relaxamento e meditação
Diante de um jardim zen é impossível não relaxar. Seus desenhos e curvas combinados com as plantas, fontes e pedras compõem o cenário perfeito para mergulhar nos pensamentos e até mesmo meditar. Inclusive, esse tipo de espaço é ótimo para quem tem dificuldade de criar uma rotina de meditação, pois ele oferece o clima ideal para este tipo de prática.
Não precisa de muito
Alguns projectos podem ser mais sofisticados, mas a verdade é que é possível fazer um jardim japonês com poucos elementos, sem perder na beleza e no aconchego. Para começar, uma árvore ou bonsais combinados com pedras de cores e formas diferentes já são suficientes para deixar o ambiente harmonizado e com o estilo zen.
Por falar em bonsais, não tem lugar mais apropriado para cultivá-los que um jardim zen. Então, se você gosta dessas pequenas árvores, coloque-as no seu espaço e deixe ele ainda mais bonito.
Além das razões que apresentamos, eles dão beleza ao ambiente exterior, podem ser construídos em qualquer espaço ― até mesmo dentro da habitação ― e são ótimos locais para repouso.
Como fazer vosso próprio Jardim Zen
Não importa se o espaço é interno ou externo, grande ou pequeno, você mesmo pode construir vosso jardim zen de maneira simples. Para isso, vamos mostrar-lhe as dicas.
- Encontre o espaço para o jardim. Não importa o tamanho e a localização, desde que seja possível a contemplação do local.
- Cerce o ambiente com madeira ou bambu. Essa etapa é importante para evitar o aparecimento de ervas daninhas.
- Distribua as plantas pelo espaço, mas sem exagero, pois os jardins orientais destacam-se pela simplicidade.
- Distribua também pedras ou rochas e não esqueça que elas devem estar sempre em número ímpar. Se for possível, coloque uma pequena fonte.
- Coloque areia. Ela deve deixar as pedras submersas e tampar os recipientes das plantas. Não esqueça das formas onduladas, elas devem ser feitas na areia.
Achou simples fazer um jardim zen? Você pode também contar com a ajuda de um arquiteto paisagista, especialmente para projectos maiores. Para outras soluções e ideias, entre em contato com nossa equipa! Teremos prazer em ajudar!