Já ponderou substituir o telhado tradicional por uma cobertura de vidro? Caso a resposta seja sim, saiba que possibilita inúmeros benefícios para o seu lar; dentre eles um maior aproveitamento da luz natural — uma das maiores tendências atualmente do mercado de construção civil — além de agregar um visual moderno e aconchegante ao ambiente.
Para ajudar a resolver essa questão, vamos apresentar-lhe as suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!
Entenda o que é uma cobertura de vidro
A cobertura de vidro é uma alternativa à cobertura comum, por ser fabricada com telhas tradicionais ou placas de vidro temperado ou laminado. A cobertura de vidro é perfeita para áreas externas, como terraços, varandas e espaços de lazer.
Na maioria dos casos, as coberturas de vidro possuem acabamento com peças de esquadrias de alumínio ou inox. A intenção é oferecer ao ambiente uma aparência mais leve, deixando-o acolhedor e confortável.
Sem dúvida alguma é a opção ideal para quem procura uma decoração moderna, inovadora e uma redução considerável na conta de luz, já que o aproveitamento da iluminação consegue preencher e iluminar ambientes completos.
Os vidros mais utilizados nesses projetos são:
- Vidro temperado: ótimo para espaços amplos e ao ar livre, como coberturas e varandas;
- Vidro laminado: é mais resistente aos agentes externos. Sua durabilidade também impressiona, pois nem as chuvas nem os raios solares degradam este material.
- Vidro opaco: opção para quem quer usufruir dos benefícios de uma cobertura transparente sem comprometer a privacidade.
Confira agora as principais vantagens deste material.
Vantagens
A lista de vantagens é imensa. Dentre elas, está a economia de energia, visto que a passagem total de luz natural possibilita a redução do consumo de eletricidade, como aponta a pesquisa. Além disso, é uma alternativa sustentável para a iluminação do ambiente.
A cobertura de vidro necessita de pouca manutenção, pois as telhas e os painéis são bastante resistentes. Outra vantagem está relacionada à proteção contra os raios ultravioleta. Como o teto transparente aumenta a exposição aos raios solares, é importante garantir uma cobertura livre desses riscos.
Vale destacar também que o material transparente deste tipo de cobertura ajuda a eliminar o mofo e humidade acumulada no ambiente, uma vez que a incidência de luz natural é constante. Além disso, esta cobertura proporciona a ilusão de que o espaço é maior, já que o vidro possibilita a visão de todo o ambiente externo.
Caso tenha dúvidas sobre os vários tipos de vidros, visite a nossa página sobre vidro duplo ou insulado. Recomendamos a sua leitura antes de optar pela instalação em sua residência ou empresa.
Desvantagens
Como nem tudo é perfeito, a cobertura de vidro também tem as suas desvantagens. Uma delas é o preço. Usufruir de todos os benefícios que apresentamos vai exigir um maior investimento financeiro que com as coberturas tradicionais.
Além disso, este tipo de cobertura não é muito vantajosa em regiões muito quentes. Como o material retém calor, pode deixar o ambiente com sensação de estufa, ou seja, mais aquecido. Para contrabalancear isso, é necessário investir mais em ventilação.
Se está a ponderar instalar cobertura de vidro na sua residência ou empresa, temos a solução ideal para si. Entre em contato e converse com nossos técnicos experientes em todo o tipo de instalação.